Alessandro Cury Ogata é um(a) profissional cadastrado no Conselho Regional de Medicina do Estado Paraná registrado com a indentifição número 14071.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Cancerologia Cirúrgica
Dados Profissionais
Residência Médica em Cirurgia Oncológica no Hospital Nossa Senhora das Graças - 1994 Fellow do Serviço de Cabeça e Pescoço do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center - Nova Iorque - 1997 Fellow do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Tókio - Kashiwa - 1998 Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - 1998 Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná - 2002 Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço no IPO (Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia) e Hospital Nossa Senhora das Graças A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço trata de tumores da região de cabeça e cervical, exceto Neurocirurgia
Tais patologias, como exemplo, são as doenças de tratamento cirúrgico da glândula tireóide (Carcinoma, Bócio, nódulos), paratireóides (adenoma, hiperplasia, tumores), laringe (cordas vocais), doenças congênitas do pescoço (cistos, massas e fístulas), investigação de massas e nódulos cervicais, doenças tumorais da cavidade oral, faringe, incluindo língua, cirurgias por patologias não tumorais das cordas vocais (fonocirurgias), estenose de traqueia, tumores de pele.
Especialidade
Contato
Paraná | Endereço | Telefone |
---|---|---|
Curitiba - água Verde | Av Republica Argentina 2069 - Hospital IPO CEP: 80620010 | 41-32406808 |
Curitiba - Merces | Rua Rosa Saporski, 320 CEP: 80810120 | 41-335-3300 |
Na celebração do 60.º aniversário do início das atividades do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), refletimos sobre essa trajetória ao publicar o perfil dos conselheiros pioneiros e seus sucessores. Essa iniciativa visa reconhecer o trabalho dedicado à defesa da ética e da Medicina, destacando esses profissionais como exemplos permanentes para aqueles que já exercem ou estão iniciando na atividade médica.
O resgate histórico individual pode apresentar lacunas, não conseguindo plenamente evidenciar o conhecimento, a dedicação e a importância desses médicos na profissão e no ensino. Portanto, novas informações e detalhes podem ser incorporados ao longo do tempo, aproveitando as ferramentas de comunicação atuais para fornecer fontes de consulta mais fidedignas às futuras gerações.
A divulgação, realizada em nosso Portal e outros meios, seguirá uma abordagem sequencial, começando pelos membros da diretoria provisória do CRM-PR. Essa diretoria marcou o início do cadastro de médicos em atividade no Estado após a promulgação da Lei n.º 3.268, de 30 de setembro de 1957, que instituiu os Conselhos. A ênfase será nos conselheiros pioneiros e nas diretorias subsequentes, totalizando 12 gestões, 29 composições diretoras e 21 presidentes diferentes.
A diretoria provisória do CRM-PR foi responsável pela inauguração do cadastro de médicos e pelo processo eleitoral que resultou na escolha, por voto direto, do primeiro corpo conselhal. Esse corpo foi empossado no dia 30 de maio de 1959, em uma cerimônia realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.
Os perfis incluirão conselheiros pioneiros e membros das diretorias sucessivas, homenageando 29 diretorias e 21 presidentes. Muitos desses médicos notáveis continuam presentes em nossa vida cotidiana, sendo honrados com nomes de logradouros públicos, como escolas, unidades de saúde, praças, ruas e avenidas.
O CRM-PR agradece por possíveis correções, informações complementares para os perfis e envio de fotografias que possam enriquecer a história da autarquia e de seus protagonistas ao longo desses 60 anos. As contribuições podem ser enviadas por e-mail (comunicacao@crmpr.org.br) ou através dos telefones do Departamento de Comunicação: (41) 3240-4026, 3240-4066, 3240-7809.
Primeiro perfil publicado: Prof. Dr. Milton de Macedo Munhoz (CRM-PR 001)
- Primeiro presidente do CRM-PR (1958-1959)
- Fundador e primeiro presidente da Associação Médica do Paraná
- Mentor do Hospital de Clínicas da UFPR